quinta-feira, 4 de março de 2010

Segunda consulta com a gineco!rs


Ontem(03/03),minha cunhada teve sua segunda consulta com a Doutora Fátima Zimmermann.
Tudo estava perfeito.Os exames de sangue estavam ótimos e minha cunhada engordou 1kg e 300 gramas.A Doutora passou vitaminas e ácido fólico e marcou a ultrassonografia obstétrica com translucência nucal.Pesquisei no google para saber exatamente o que era essa ultrassonografia e a melhor explicação que encontrei foi no site : www.brasilmedicina.com.br

Ultrassonografia no Primeiro Trimestre: (recomenda-se sua realização entre 10-14 semanas).Tem como objetivo avaliar a morfologia pós-embriogênese, freqüência cardíaca fetal, translucência nucal ( T.N. ) e vitalidade da gestação.A translucência nucal vem demonstrando ser o melhor marcador de doenças dos cromossomos , em especial na síndrome de Down. A sensibilidade do exame supera a 80%.
A translucência nucal é uma medida feita na nuca da criança. Esta medida dever ser feita preferencialmente na 12ª semana de gestação. Se a medida estiver até 3 milimetros siginifica que esta tudo bem com o feto. Medidas acima deste valor em 90% dos casos popde indicar um feto com problemas , geralmente devido a uma alteração cromossômica, podendo ser uma trissomia do 21 (sindrome de Down "mongolismo"), trissomia do 13 (sindrome de ou trissomia do 18 (sindrome de Edwards ). Caso a translucência nucal indique uma medida superior a 3 mm, é necessário fazer o carióptipo fetal, para isto retira-se o líquido aminiótico atravé de uma punção fazendo se uma cultura de celulas do feto, pois neste líquido encontra-se grande quantidade de célula fetal. Atravé deste exame dá para saber se o feto é normal ou não do ponto de vista cromossômico.

Nossa,tadinho do meu afilhado(a).Vai ter que fazer esse exame.Se Deus quiser ele não vai ter NADA.Vai nascer todo saudável.

Depois eu volto para postar mais novidades sobre o meu sobrinho(a)!!!!